Os pistões IASA são feitos de liga de silício e alumínio (4032), com baixo coeficiente de expansão, uma excelente resistência ao desgaste e elevada condutividade térmica.
2 a 3 passos processo de forjamento permite-nos para obter fibras orientadas a estrutura de grão fino no mesmo sentido que as tensões.
Vários tratamentos de calor permitem a obtenção de um pistão com elevada resistência à tracção e uma distribuição homogénea de dureza.
Os pistões são feitos de máquinas especiais e CNC com ferramentas de diamante para usinagem de alta precisão e qualidade de acabamento como a quadratura e achatamento das ranhuras em anel, bem como a retificação da saia do pistão e acabamento pin hole.
Inica controle de qualidade a partir da análise da composição da liga e metalografia, e durante o processo de forjamento e de tratamento térmico.
Em seguida, no processo de usinagem após cada fase, as verificações são feitas em um ambiente controlado clima adequado para assegurar a confiabilidade da medição dimensões sob padrões e qualidade internacionais.
Para esta perfis nós e slots analisador analisador elípticas planicidade, testador de rugosidade, equipamento de teste para dureza, resitencia tração, etc. Finalmente, aplicar um banho de fosfatização para proteger contra as ranhuras que engrenam pistão ajudando saia do pistão de lubrificação com o cilindro. Opcionalmente também aplicado molibdênio Sulfide (Molycote) para a saia de acordo com as necessidades do cliente